Donbury com carne de porco em molho teriyaki

Nós preparamos um prato popular de culinária japonesa – uma costeleta de porco em molho teriyaki, com um prato de arroz e ervas frescas.

Os ingredientes

Carne de porco (bife) – 400-500 g

Sal – a gosto

Pimenta preta moída – a gosto

Amido (milho / batata) – 1 colher de sopa.

Óleo vegetal – para fritar

Arroz de grão curto japonês – 240 g

Salada iceberg / alface – 2-6 peças. (a gosto)

Alho – 2 dentes

Cebolinha – 2-3 hastes

Sésamo frito – 2-3 pitadas (opcional)

Molho:

Molho de soja – 3 colheres de sopa.

Vinagre de arroz – 2 colheres de sopa.

Vinho seco branco – 3 colheres de sopa.

Açúcar – 3 colheres de sopa (sem slide)

Sésamo / óleo vegetal – 0,5 colher de chá.

Raiz de gengibre – 2,5-3 cm

  • 217 kCal
  • 25 min.
  • 45 min.

Processo de cozimento

Donbury com carne de porco – fácil de preparar, gratificante e saboroso prato todos os dias da culinária japonesa. A composição tradicional do prato inclui 3 ingredientes principais: arroz cozido, ervas frescas e pedaços de carne de porco, rapidamente assados ​​e depois cozidos em molho picante. Todos os componentes do prato são dispostos em camadas e servidos em uma tigela pequena, chamada “donburi”. Daí o nome do prato.

No processo de cozimento em fogo alto, o molho ferve, engrossa visivelmente e se transforma em uma espessa e doce fragrância salgada que envolve pedaços de carne – dá o tom para o prato. Arroz e verduras servem como um enfeite neutro a gosto, como regra, eles não são temperados ou complementados. A composição do molho pode ser variada e alterada para se adequar ao seu gosto. Hoje proponho complementar as peças de carne de porco com o molho teriyaki aromático. Vamos começar ?!

Para preparar Donburi com carne de porco em molho teriyaki, você precisará desses ingredientes.

Ingredientes para donburi com carne de porco em molho teriyaki

Cozinhe o arroz. Arroz japonês de grão curto é lavado em água fria 3-4 vezes até a água ficar límpida. Então, se o tempo permitir, despeje o arroz com uma porção fresca de água fria e deixe fermentar em temperatura ambiente por 30 minutos.

O arroz presente cuidadosamente coe. Se possível, é aconselhável virar o arroz da peneira e deixá-lo por 10-15 minutos.

Despeje o arroz com água

Arroz preparado colocado em uma panela. Deite 300 ml de água fria. Em fogo médio, leve a água a ferver, reduza o fogo ao mínimo e cubra a panela com uma tampa, cozinhe o arroz por 12-13 minutos até que a água esteja completamente absorvida. Desligue o fogo, deixe o arroz ficar sob a tampa por mais 10 minutos, e antes de servir, solte com um garfo.

Se a “tradição” do prato não é de fundamental importância, você pode usar qualquer arroz para servir o prato e cozinhá-lo da maneira mais conveniente e usual.

Coloque o arroz na panela com água

Ligue os componentes do molho: 3 colheres de sopa. molho de soja, 2 colheres de sopa. vinagre de arroz, 3 colheres de sopa. vinho branco (ou 2 colheres de sopa de saquê), 2,5-3 centímetros de raiz de gengibre no solo, 0,5 colher de chá. gergelim ou outro óleo vegetal e 3 colheres de sopa. açúcar (se usar saquê, então 2 colheres de sopa de açúcar). Misture tudo até que o açúcar se dissolva.

Em vez de vinho ou saquê, em casos extremos, você pode usar água.

Prepare o molho

Pedaços de carne de porco são batidos de dois lados para maciez e espessura uniforme. Levemente sal e pimenta.

Combate a carne

Esfregue a carne em ambos os lados com amido para que o amido cubra com uma camada fina. Sacuda o excesso de amido.

Polvilhe a carne com amido

Em uma frigideira fria e seca, despeje o óleo vegetal e acrescente os dentes de alho cortados em pratos grandes. O alho é necessário para dar sabor ao óleo. Assim que as peças são douradas e o aroma é devolvido ao óleo, elas podem ser removidas da panela.

Frite o alho

Coloque a frigideira em fogo médio e aqueça o óleo. Retire os pedaços de alho, coloque os pedaços preparados de carne de porco em uma frigideira e frite por cerca de 1-2 minutos de cada lado até dourar.

Coloque a carne na panela

Despeje o molho preparado, cubra a frigideira com uma tampa e cozinhe a carne por mais 2,5-3 minutos em fogo alto.

Para fritar carne

Em seguida, vire as peças, cubra novamente a frigideira com uma tampa e cozinhe por mais 2,5 a 4 minutos. Durante este tempo, o molho com sabor de carne, cozido e engrossado. O principal indicador de prontidão – um monte de pequenas bolhas na superfície do molho fervente.

Despeje o molho

Desligue o fogo, coloque um pouco de molho com uma colher e despeje pedaços de carne. Adicione 2-3 pitadas de cebolinha picadinha na frigideira e deixe a carne fritar um pouco mais enquanto você serve as placas.

Coloque as cebolinhas

Coloque uma porção de arroz em uma tigela funda. Adicione 1-3 folhas de alface, cortadas em tiras finas.

Para combinar folhas de arroz e alface

Corte cada pedaço de carne em tiras de cerca de 1 cm de largura e coloque sobre a salada.

Receita de Donbury com carne de porco em molho teriyaki

Despeje o molho de carne, polvilhe com uma pitada de cebolinha e / ou gergelim frito e sirva o prato na mesa. Donbury com carne de porco em molho teriyaki está pronto.

Donbury com carne de porco em molho teriyaki

Добавить комментарий

*

30 − 20 =