Bolo “Dobosh”
A pátria do delicioso bolo “Dobosh” é a Hungria, onde este bolo apareceu pela primeira vez no século anterior …
Os ingredientes
Ovos – 9 peças
Manteiga – 250 g
Açúcar – 250 g
Farinha – 260 g
Raspa de um limão
Sal – 1/2 colher de chá.
Vanilina – na ponta da faca
Creme:
Manteiga – 250 g
Açúcar – 140 g
Yolks – 2 peças
Creme 10% – 450 ml
Amido de milho – 1 colher de sopa. com um slide
Açúcar de baunilha – 10 g
Chocolate 70% – 160 g
Cacau – 2,5 colheres de sopa.
Extrato de Rum – 5 gotas
Xarope para impregnação:
Água – 70 ml
Açúcar – 45 g
Café – 1 colher de sopa.
Extrato de rum – 3 gotas (ou nozes de licor 2 colheres de sopa)
Caramelo:
Açúcar – 200 g
Água – 70 ml
Suco de limão – 1 colher de chá.
Amêndoas ou nozes para decoração – 100 g
- 354 kCal
- 2 horas
Processo de cozimento
No final do século passado, o confeiteiro húngaro Josef Dobosch fez este bolo de chocolate para a exposição. Desde então, este bolo não é apenas popular em seu país, mas é conhecido em todo o mundo. O bolo recebeu o nome de seu criador e foi amado até mesmo pela imperatriz da Áustria-Hungria. O bolo é composto por seis bolos de bolacha, cinco dos quais são o próprio bolo, as crostas são incrustadas com creme de chocolate.
Mas o sexto bolo vai para decoração, é coberto com caramelo brilhante e rapidamente cortado em 8 partes iguais. Na massa para bolos de bolacha no bolo Dobosh é adicionado necessariamente manteiga, o que torna o sabor do bolo muito mais rico. O creme também contém muita manteiga, mas é isso que torna o bolo incrivelmente saboroso e saciado. Alguns simplificam esta receita tanto que o bolo resultante dificilmente pode ser chamado seu nome. Embora o confeiteiro húngaro não tenha deixado uma descrição de sua receita original aos alunos, mas através de numerosas amostras da receita, o bolo tentou aproximá-lo da confeitaria original.
Outra coisa: bolos de biscoito antes de serem cobertos com creme são impregnados com xarope de açúcar com licor de noz. Mas e se o bolo for comido por crianças? Você pode adicionar extrato de rum ao xarope, ele dará o sabor necessário ao bolo, mas não haverá álcool nele. Isso é exatamente o que eu fiz. E acrescentei algumas gotas desse extrato ao creme para um sabor mais intenso. O bolo realmente revela-se incrivelmente saboroso e rico, de modo que muito de um pedaço de comida nem funcionará, embora, dependendo de quem tenha algum apetite. É perfeito para uma festa com a família e amigos, todos ficarão felizes!
A lista de produtos é bastante impressionante, então vamos passo a passo, passo a passo. Primeiro preparamos o creme. Como parte do creme vai fermentar, vamos começar com ele, para que ele tenha tempo para esfriar. Prepare os produtos na lista.
Vamos trazer o creme para ferver. Combinamos açúcar, gemas, amido, cacau e extrato de rum.
Vamos misturar esta mistura com um pouco de creme e mexer até homogêneo, e depois despejar tudo em uma panela com creme. Com agitação constante, leve o futuro creme ao fogo lento até engrossar.
Assim que o creme engrossar, retire-o do fogo e cubra com um filme de comida para que ele toque a superfície do creme – para que não cubra com um filme e seja uniforme.
Enquanto uma parte do creme esfria, fazemos uma massa para o bolo. Prepare tudo o que for necessário. Ovos e manteiga devem estar à temperatura ambiente.
Separe as proteínas das gemas.
Natreme com casca de limão. Bata a manteiga e meia porção de açúcar até que a massa esteja embranquecida. No óleo batido, um a um, adicione as gemas, batendo com uma batedeira após cada gema. Sim, por muito tempo, mas é assim mesmo! Adicione o mesmo entusiasmo e sal. Eu aconselho que você não substitua o óleo por margarina ou óleo barato de baixa qualidade. É melhor tomar manteiga 82,5% de gordura.
Em seguida, bata as proteínas separadas para picos moles, despeje a segunda metade de açúcar e continue a bater até a firmeza.
Por partes, adicione as proteínas à mistura de óleo e misture.
Despeje a farinha peneirada e misture delicadamente de baixo para cima.
Cobrimos o fundo do molde com um diâmetro de 23 cm com pergaminho, engraxe com manteiga e polvilhe com farinha. Você pode dividir a massa em seis partes por conveniência. Nós espalhamos uma parte da massa em um molde, espalhámo-lo e asse em forno pré-aquecido para um leve blush a 180 graus.
Eu não percebi o tempo, mas fui guiado pela aparência do teste, mas por volta de 7-8 minutos. Não se assuste se você ver através da porta do forno que a massa sobe. Quando você obtiver a forma, a massa ficará perfeitamente uniforme. Eu usei duas formas, é muito conveniente: enquanto você está assando um bolo, você prepara outro.
Quando todos os bolos são assados, o creme vai esfriar e você pode continuar a preparar o creme. Nós vamos derreter o chocolate, deixe esfriar um pouco e adicioná-lo ao creme de leite, mexa.
Bem nós moeremos manteiga até esplendor e em partes nós acrescentaremos isto em um creme de chocolate, enquanto batendo depois de cada porção um misturador. Após a mistura, retire-o na geladeira por 20 minutos.
Durante este tempo, vamos impregnar os bolos com xarope de açúcar. Para ele, combinamos água e açúcar, aquecemos para ferver e dissolvemos o açúcar, esfriamos, adicionamos uma colher de café e extrato de rum ou licor, é o que você quer.
Alternativamente colocando bolos em um prato, cobrimos com o creme. É mais conveniente, naturalmente, dividir o creme em 5 partes e ainda deixar para a decoração cerca de 100 gramas.
Depois de montar o bolo, vamos removê-lo na geladeira. O resto do creme para decoração também será limpo na geladeira. Enquanto isso, vamos cozinhar o caramelo. Eu quero dizer que meu primeiro caramelo entrou na lata de lixo, e tudo porque foi cristalizado. Para evitar isso, é necessário adicionar uma colher de chá de suco de limão.
Então, coloque uma panela no fogo com um fundo grosso, coloque o açúcar, adicione água e deixe ferver. Depois de ferver não interfira com uma colher, e depois de alguns minutos, adicione o suco de limão. Para suco misturado com o caramelo futuro, você pode simplesmente agitar uma panela em diferentes direções. Continue a ferver o caramelo até que ele se torne uma bela cor âmbar.
Pronto caramelo quente rapidamente derramado em um bolo de biscoito e uma faca quente nivelar a superfície. Rapidamente corte o bolo em 8 pedaços. Se você usar uma faca fria, o caramelo só vai agarrá-lo instantaneamente, e você não será capaz de fazer nada com ele. Em algumas receitas aconselho a lubrificar a faca com manteiga. Se você fizer isso, então eu aconselho a derreter a manteiga, ou seja, tudo o que entra em contato com o caramelo não deve ser frio. Quatro triângulos de oito eu salpiquei com nozes moídas.
Tiramos o bolo da geladeira, polvilhe as laterais do bolo com nozes moídas e reserve o creme restante.
Colocamos obliquamente nossos triângulos com caramelo no creme, alternando entre si. Bem, o bolo húngaro Dobosh está pronto!
Temos férias de Ano Novo à nossa frente, e se você tiver tempo e desejar cuidar de si e de seus parentes, faça um bolo para uma mesa festiva. O prazer é garantido!