Suco de bétula
Suco de bétula
evidências científicas sobre as propriedades benéficas da seiva de bétula a data ou não existem, ou estão escondidos dos olhos humanos. produção de auto de suco é tratado como um crime, e se você perguntar a pessoa que é de bétula seiva, a primeira coisa que ele se lembra é líquido agridoce, “empacotados” em uma jarra de vidro ou tetra.
É claro que, mais tarde, talvez, alguém se lembre das árvores com um latido preto e branco, mas será mais tarde. E isso é um pouco alarmante.
Por outro lado, o tempo é hoje em dia quando as pessoas aprendem sobre produtos alimentares naturais não na floresta, em uma clareira ou perto de um rio, mas em uma loja, estudando rótulos coloridos de produtos semi-acabados.
Bem, e sobre que saúde aqui pode haver um discurso …
No entanto, nos desviamos fortemente do tema principal do artigo. Afinal, nossa principal tarefa é descobrir o que é uma seiva de bétula, como ela pode ser útil para nós, como prepará-la e se ela deve ser armazenada por um longo tempo.
Portanto, vamos começar …
Benefício e dano de seiva de vidoeiro
A seiva de bétula é um elixir da vida que alimenta a bétula durante toda a sua existência.
Essa definição está longe de ser científica ou mesmo aceita de maneira geral, mas acreditamos que ela reflete a essência da seiva de bétula, seu principal objetivo e valor. Neste caso, apesar do papel biológico claramente definido da seiva de bétula, ela é capaz de alimentar não apenas a árvore, mas também o corpo humano. E com menos eficiência.
À primeira vista, a seiva de bétula se parece muito com a água, mas não é água. E o ponto aqui não está no gosto doce, que é uma espécie de “cartão de visita” da seiva de bétula. De fato, esses dois líquidos possuem diferentes composições químicas.
O máximo que a água é capaz é a saturação com minerais. A seiva de bétula, por sua vez, contém minerais, vitaminas, enzimas, fitonídios, frutose, taninos, ácidos orgânicos, óleos essenciais e, muito provavelmente, muito mais. Porque em um microscópio, mesmo em nosso século avançado, nem tudo é visível.
Graças a uma composição tão rica, a seiva de vidoeiro beneficia todos os que a podem beber. E isso, não muito, nem um pouco – quase toda a população do nosso vasto planeta. A exceção é apenas duas categorias de pessoas:
- aqueles que não tiveram a sorte de “pegar” a alergia ao pólen de brincos de bétula
- crianças saudáveis com idade inferior a seis meses que tenham a oportunidade de se alimentarem do leite materno da mãe (ninguém vai dar suco de bétula para crianças doentes nesta idade, mas hipoteticamente ele pode ajudá-las)
O resto da seiva de vidoeiro será uma grande ajuda na vida, uma vez que estabelece processos metabólicos no corpo, e com o uso regular, pode rapidamente remover uma grande quantidade de toxinas do sangue e do sangue humano.
Além disso, Birch rendimento de suco e vários depósitos inorgânicos (sais, gorduras trans, etc.) que são esperados nas asas das articulações, órgãos internos, dos tecidos conjuntivos, sob a pele.
Tal efeito sobre o corpo torna possível dizer com segurança que a seiva de vidoeiro será útil para todos que têm uma ou várias doenças da seguinte lista:
- radiculite, artrite, reumatismo, gota
- pedras nos rins, urina e vesícula biliar (deve começar com um pequeno volume de suco e monitorar constantemente o tamanho e a posição das pedras)
- distúrbios funcionais do trato gastrointestinal, fígado, rim e outros órgãos internos e sistemas
- doenças cardiovasculares
- angina, tosse, nariz escorrendo crônica, tuberculose, doença respiratória aguda e outras doenças associadas à liberação de muco e pus pelas vias aéreas superiores e inferiores
- qualquer oncologia
- quaisquer processos inflamatórios no corpo e, especialmente, nos órgãos do aparelho geniturinário
- intoxicação de qualquer origem
- fadiga crônica, sonolência e até depressão
Esta não é uma lista completa de doenças e condições nas quais a seiva de bétula fresca é mostrada. No entanto, não temos aqui uma enciclopédia médica, mas apenas um pequeno artigo sobre saúde. Portanto, encerraremos essa conversa sobre propriedades e doenças úteis.
Vamos observar só, que o poder de purificação curativo fresco possui o suco de vidoeiro cru fresco. Um pouco menos útil trazer suco cru congelado, e muito pouco benefício que você começa a partir de todos os tipos de kvass, licores, a indústria de bebidas chamado de “suco de Birch” e outros produtos para o processamento industrial e doméstico deste maravilhoso elixir.
Como coletar seiva de bétula
O conhecimento da tecnologia de coleta independente de seiva de bétula deve começar com a resposta à pergunta, ONDE ela pode ser coletada. Embora, é claro, a seiva puramente de bétula possa ser armazenada em qualquer lugar, incluindo a “reserva” de Chernobyl. Só aqui o uso do corpo é capaz de trazer exclusivamente aquele suco que foi coletado longe de quaisquer fábricas, cidades, estradas principais (inclusive via férrea) e campos agrícolas.
Só neste caso a seiva de vidoeiro estará limpa (sem metais pesados, radionuclídeos, pesticidas e outros compostos químicos nocivos), segura e nutritiva.
O suco de bétula pode ser coletado a partir do momento em que os primeiros brotos incham nas bétulas e antes do aparecimento das primeiras folhas. Ao mesmo tempo, a coleta de clareiras solares pode começar um pouco mais cedo do que nas profundezas da floresta. É verdade, e as folhas aqui florescem mais rápido do que no deserto. Então comece com as clareiras e gradualmente vá para lugares mais escuros.
Verifique se o suco flui, usando uma fina seda – fure a casca e veja se uma gota de suco vai aparecer. Se houver – você pode começar a coletar.
As árvores devem ser selecionadas com base nos seguintes parâmetros:
- a espessura do tronco ao nível do peito de um adulto não é inferior a 20 cm
- coroa “luxuriante” desenvolvida
Para aplicar dano mínimo de bétula ao orifício no cano deve prodelyvat um ângulo de cerca de 45 graus (para o sumo era mais fácil de escorrer), uma broca fina – e não mais larga do que 1 cm, uma profundidade de não mais do que 3 cm, como a ranhura pode utilizar as peças curvas de folha de metal, madeira e plástico. tubos, sistemas médicos, etc. O principal é que esses sulcos não “enriquecem” a árvore e o suco coletado com elementos químicos e compostos nocivos.
Cada vidoeiro, adequado para os critérios acima, é capaz de dar uma média de 1 a 7 litros de suco. Neste caso, os furos são apertados com o passar do tempo e obtemos menos suco. Nós recomendamos não fazer o buraco mais fundo, mas simplesmente mudar a árvore. Apenas certifique-se de tratar a área danificada – sele o buraco com água, cera ou argila.
Como conservar a seiva de bétula (antes do inverno, em casa)
A seiva de bétula crua fresca pode ser armazenada em local frio até 2 dias sem perda de qualidade. Depois deste tempo, bem como quando armazenado no calor, a seiva de bétula muito rapidamente começa a azedar. E então os métodos do armazenamento a longo prazo da seiva de vidoeiro vêm a nossa ajuda …
v A opção ideal de preservar a seiva de bétula antes do inverno é o seu congelamento. E o suco precisa ser congelado rapidamente, então tudo permanecerá nele.
Se não houver freezer, você pode “enrolar” a seiva de bétula em potes de vidro esterilizados. Para fazer isso, ele é aquecido a 80 ° C, vertido em frascos e enrolado com tampas de estanho. Depois disso, as latas entupidas são mantidas em água a 85 graus durante 15 minutos e deixadas a arrefecer à temperatura ambiente.
Você também pode fazer concentrado de bétula. Para fazer isso, o suco é levado a uma temperatura de 60 ° C e 75% do volume total é evaporado. Os 25% restantes do concentrado são dispensados de latas esterilizadas e selados. E antes de usar misture este concentrado com água.
O que é preparado com a seiva de bétula?
Desde a “descoberta” de bétula seiva as pessoas vêm com dezenas de receitas para (nem sempre embora) bebidas deliciosas e saudáveis, que incluem todos os tipos de kvass, xarope, vinho caseiro, smoothies, doce “água enfeitiçada” e outros.
A bebida mais simples é obtida misturando suco de bétula com sucos de frutas ou vegetais. Em qualquer proporção – a gosto.
Um pouco mais difícil de preparar o kvass de bétula (uma das opções):
A seiva de bétula fresca é despejada em uma garrafa de vidro, é adicionado um punhado de bagas de passas (com base em várias peças por litro) e açúcar (2 colheres de chá por litro). Se você quiser, pode jogar um pouco mais de raspas de limão, frutas ou frutas na garrafa. Depois disso, a garrafa deve estar bem fechada e colocada em local fresco. Em poucos dias o kvass estará pronto, mas pode ser aberto imediatamente e em 2-3 meses. Não estrague tudo.
Outra opção é o kvass de pão de bétula:
Despeje a seiva de bétula em qualquer recipiente limpo (de preferência em um barril de carvalho), abaixe o saco de pano com farinha de centeio e feche o recipiente. Depois de alguns dias, o suco vai fermentar, e pode adicionar hastes de endro, folhas de cereja e casca de carvalho. Então o futuro kvass é fechado por pelo menos 2 semanas. Depois disso a nave pode abrir-se e kvass – beba.
Prepare a partir de seiva de bétula e bebidas medicinais. Normalmente suco de bétula é misturado com frutas e mel para esses fins.
Por exemplo, aqui está a receita da bebida de bétula e oxicoco:
A primeira coisa a fazer é espremer o suco de 150 gramas de cranberries. Em seguida, coloque as compressas em uma panela e despeje 1 litro de suco de bétula fresco. Mantenha essa “compota” por 5 minutos em banho-maria e deixe esfriar. Misture com o suco de cranberry espremido mais cedo e adicione um pouco de mel (ou muito, se você gosta muito de doce). Beba – no humor. A bebida tem um efeito diurético pronunciado.
Como já dissemos, existem muitas receitas para essas bebidas, pelo menos de acordo com a receita de frutas silvestres. E se você se lembrar de limões, laranjas e frutas secas, então durante a primavera você pode fornecer uma variedade de bebidas durante o ano todo. É verdade que, antes disso, você tem que estocar corretamente bagas e frutas secas …