Kunafa egípcia
Kunafa egípcia é uma sobremesa, que é preparada a partir de uma massa de kataifi e nozes, e após o cozimento é impregnada com um xarope perfumado.
Os ingredientes
Massa Kataifi – 225 g
Noz de noz-pecã – 90 g
Pistácios (pelados, sem sal) – 40 g
Cardamomo (terra) – 1/4 colher de chá.
Canela (terra) – 1/2 colher de chá.
Manteiga – 130 g
Para calda:
Açúcar – 230 g
Água – 170 g
Cedro de limão – 1 colher de sopa.
Canela (pau) – 1 pc.
Ruim (asteriscos) – 2 peças
- 358 kCal
- 2 horas 40 minutos
Processo de cozimento
Kataifi dough ou “angel hair” é um convidado estrangeiro que começou a aparecer em nossas grandes cadeias de varejo. É usado para cozinhar pratos e sobremesas de pratos orientais, gregos e balcânicos.
Uma das famosas sobremesas da culinária egípcia, preparada a partir de um teste kataifi-kunafa (ou canfa). Também é popular na culinária turca, do Oriente Médio e Grega. Esta é uma lembrança comestível que é trazida para casa para viajar desses países.
Em casa, não é muito difícil preparar um cunuco egípcio, o mais difícil é encontrar uma massa, e o resto é uma questão de técnica.
Cozinhando? !! A massa de kataifi é geralmente vendida congelada, deve ser descongelada de antemão e muito delicadamente. Para isso, mudamos a massa do freezer para a geladeira por várias horas (de preferência à noite). Assim, a condensação não se forma dentro da embalagem, o que poderia impregnar a massa com umidade excessiva, porque, neste caso, o cozimento não ficará crocante, e será difícil trabalhar com um teste amortecido.
Como o teste de filo, o kataifi seca instantaneamente ao ar livre, portanto, antes de começar a preparar a sobremesa, ela precisa ser armazenada em um pacote.
De nozes eu escolhi pecans e pistachios, eles podem ser substituídos com amêndoas ou nozes ou usar apenas um tipo de nozes.
O óleo não pode ser descongelado antecipadamente, porque vamos derreter.
Para começar, vamos cuidar das nozes: podemos moê-las individualmente com uma faca. Você pode acelerar o processo com um liquidificador, mas você precisa se certificar de que as nozes não se queimam na farinha, e que as peças devem permanecer. Em cada tipo de nozes esmagadas, adicione canela e cardamomo. Eu tinha duas vezes menos pistachios que pecans, então eu dividi uma mistura de canela e cardamomo em duas partes desiguais, a maior parte foi derramada em uma pecan, a parte menor foi derramada em pistaches. Nós misturamos nozes com temperos.
Derreta a manteiga, 1 colher de sopa. Tomamos óleo para lubrificar o molde, deixamos o resto do óleo esfriar um pouco.
O forno é aquecido a uma temperatura de 180 graus.
Xarope de solda, para isso em uma panela pequena refogue o açúcar, os paus de canela, os cremes, as raspas de limão e a água. Levamos tudo para ferver e cozinhe em fogo médio, mexendo, até que o açúcar esteja completamente dissolvido (3-5 minutos). Deixe a calda insistir e esfriar, enquanto vamos moldar e assar cunafu.
Uma vez que o óleo tenha esfriado o suficiente (ele não deve queimar suas mãos), retire a massa de kataifi do pacote, transfira-a para uma tigela grande e levemente espalhe-a com os dedos, desconectando os fios. Em seguida, despeje a manteiga na massa e com as mãos continuam a separar as cordas da massa, assegurando que a massa esteja completamente saturada com óleo, não deve haver porções secas da massa.
Nós pegamos um pequeno pedaço de massa kataifi na mão, envolvemo-lo ao redor do dedo de modo que um cilindro com um recesso no meio parecido com um ninho seja formado. A depressão é profunda, mas não completamente.
Nós enchemos o entalhe com nozes misturadas com especiarias. O número de nozes – para o seu gosto, eu me encaixo em 1 colher de chá. porcas em cada cilindro.
Nós espalhamos os kunafs (kanafe) formados em uma assadeira preparada. Você precisa espalhar os produtos sem deixar um lugar entre eles. Forma com sobremesa colocar em forno pré-aquecido por 1 hora. Talvez leve um pouco menos de tempo. O kunafa egípcio acabado deve se tornar um pouco dourado.
Enquanto a doçura é assada, vamos esticar a calda para nos livrarmos das raspas, canela e badyan – eles já fizeram o seu trabalho, e a calda ficou muito perfumada, e também é densa.
Depois de uma hora, retire a forma de sobremesa do forno e imediatamente encha-a com xarope (cerca de 2/3 xarope), despeje devagar, tentando chegar a cada “ninho”. Em seguida, cubra a forma de uma tampa ou bandeja de tamanho adequado e deixe por 10 minutos em temperatura ambiente para absorver o xarope.
Depois disso, retire a tampa e despeje a calda restante no kunaf. Mais uma vez, cubra o formulário e deixe coberto até o resfriamento e a imersão da sobremesa. A massa vai levar completamente a calda, tornando a sobremesa incrivelmente aromática e suculenta, sem enjoar!
Servir um deleite para a mesa e divirta-se!
By the way, no segundo dia, o egípcio cunaf é especialmente saborosa !!!
Bon appetit!