Bolo “Opera”
Este bolo tem gosto de BOMB. Delicada e derretendo nos lábios delicadeza com sabor de café-chocolate …
Os ingredientes
Amêndoa – 100 g
Farinha de Trigo – 45 g
Açúcar em pó – 125 g
Ovo de frango – 3 unid. (153 g)
Clara de ovo – 3 pcs. (90 g)
Manteiga – 25 g
Xarope de café:
Café acabado de fazer – 50 ml
Água – 50 ml
Açúcar – 50 g
Creme de chocolate (ganache):
Chocolate preto – 100 g
Creme 33% – 100 ml
Manteiga – 20 g
Creme de Café:
Café acabado de moer – 30 ml
Água – 90 ml
Açúcar – 100 g
Ovo de frango – 1 pc.
Gema de ovos – 1 pc.
Manteiga – 180 g
Cobertura de chocolate:
Água – 60 ml (+ 1 colher de sopa)
Açúcar – 80 g
Creme 33% – 50 ml
Cacau em pó – 25 g
Gelatina – 5 g
- 316 kCal
Processo de cozimento
Por muito tempo eu estava madura para esta sobremesa. Embora haja alguma prática na preparação de bolos e sobremesas, este bolo me pareceu um pouco exagerado. No início, muito texto incompreensível. Eu li receitas em muitos recursos, eu assisti as fotos com cuidado. E acabei de fazer um bolo, eu entendi o que todo o foco-puff.
Quando olho para essas receitas, onde há muitos ingredientes e muito texto na descrição, meu cérebro não entende o que está acontecendo e por quê. Só quando termino de cozinhar, entendo que tudo não é tão fácil.
Alguns escrevem que o bolo “Opera” é fácil de preparar e rapidamente, eu não concordo, o bolo requer atenção especial, paciência e habilidade. Pelo menos esse tipo de sentimento quando você cozinha pela primeira vez. Não fique com nenhum dos estágios, isso significa que o bolo não vai funcionar.
Eu fiz em duas etapas. No primeiro dia – preparei todos os ingredientes do bolo, no segundo dia – coletei o bolo. Após o final do processo, houve este pensamento: “Pela primeira e última vez que estou fazendo este bolo.”
Bolo “Opera” é uma sobremesa francesa, que é popular em todo o mundo. Delicados pastéis de amêndoa “Gioconda”, embebidos em xarope de café, e entre eles alternados cremes de café e chocolate, e completa toda a cobertura de chocolate. É tentador, não é?
Este bolo tem gosto de BOMB. Delicada e derretendo na delicadeza dos lábios. O bolo tem um sabor rico de café e chocolate. Fiquei muito impressionado com a massa de amêndoa, pela primeira vez usei essa noz em um biscoito.
Eu estava com medo que meu marido não iria comer bolo (ele não gosta de café em sobremesas), ele literalmente engoliu dois pedaços, aha e ohya ao fazer isso))). O bolo é incomparável, muito saboroso e vale a pena cozinhar, definitivamente.
Depois da degustação fui visitado por outro pensamento: “Vou fazer esse bolo de novo”!
Vou descrever todo o meu processo, espero, acessível e compreensível. E eu aconselho que você decida e deseje boa sorte!
A primeira coisa que você precisa fazer é assar um biscoito. Para “Gioconda” precisa de farinha de amêndoa, eu não olhei para ele, eu não acho que eu teria vendido 100 gr. Eu comprei uma noz. Alguém amêndoas limpa e seca, então mói, alguém e com a pele faz farinha. Eu derramei amêndoas de água fervente, deixei por 5 minutos. Rapidamente limpou a pele (enquanto a noz permaneceu na água). Debatido e moído em um moedor de café.
Meça tudo que você precisa.
Ovos especificamente indicados em gramas, porque eles são vendidos em tamanhos diferentes.
Derreta a manteiga.
Em um recipiente grande, misture açúcar em pó, amêndoa e farinha de trigo. Devido à umidade das amêndoas, alguns pedaços foram formados.
Peneire a mistura e grumos também.
Bata as claras em uma espuma espessa.
Em uma mistura seca, adicione os ovos e bata com uma batedeira até ficar homogêneo.
Introduzir cuidadosamente proteínas, e no final – óleo, misturar
Nesta fase, é necessário determinar aproximadamente o tamanho do bolo.
Precisamos pegar três bolos finos e idênticos.
Eu li que a massa é desobediente, se você assar em várias etapas. Ela decidiu assar em uma assadeira grande (33 * 37).
Cubra a panela com papel manteiga. Coloque a massa e achatar. Asse em forno pré-aquecido a 220 graus. Demorei 11 minutos. Na foto você pode ver que o biscoito estava bem dourado. Transfira-o com papel para a grelha e deixe esfriar.
Eu cortei a borda seca do biscoito resfriado. Dividido no lado maior exatamente ao meio. Eu medi o comprimento de um bolo, multiplicado por 2. Eu consegui exatamente 60. Eu dividi por 3. De cada biscoito cortado 20 cm, e o resto de 10 cm foi adicionado ao terceiro bolo. O tamanho do meu futuro bolo acabou sendo 20 * 16.
Transforme o biscoito em um filme e coloque-o de lado.
Para xarope de café, cozinhei café forte. Muitos usam e solúvel.
Água quente, café e açúcar, misture e mexa até o açúcar se dissolver. Cubra e coloque na geladeira.
Para ganash você precisa de chocolate amargo de boa qualidade. Eu era apenas preto.
Quebre o chocolate, despeje o creme quente, espere um pouco e mexa até ficar homogêneo. Adicione o óleo macio e mexa bem novamente.
No começo eu tinha uma massa muito fina. Depois de esfriar, batai com uma batedeira e coloquei de volta na geladeira.
Prepare os ingredientes para o creme de café. O café pode ser solúvel. Retire o óleo da geladeira antes.
Despeje o açúcar em uma panela, despeje a água. Mexa e cozinhe. Quando a calda ferver, reduza o fogo e cozinhe, mexendo, até obter um xarope espesso. Infelizmente, esse processo não foi incluído no quadro.
Em paralelo, instalei um mixer para bater o ovo e a gema.
O ovo e a gema devem ser batidos até formar uma massa branca espessa. Continue a bater, um fio fino derramar xarope quente.
Retirei a calda da placa, quando ela se tornou uma consistência homogênea e ligeiramente viscosa e borbulhou.
Bata a uma velocidade média de cinco minutos, a massa deve esfriar, tornar-se branca e sedosa.
Adicione a manteiga por fatia, mexendo. No final, despeje o café. Bata o creme até engrossar bem. Eu tinha um creme firme, mas macio. Depois de uma noite na geladeira, ele ficou mais denso.
O momento mais interessante veio – a montagem do bolo. Biscoito bem encharcado xarope de café, coloque metade do creme de óleo de café e cuidadosamente nivelado.
Top o biscoito (eu tenho duas metades), mergulhe a calda.
Aplique ganache uniformemente.
Cubra com o terceiro biscoito e mergulhe. Aplique o creme de café restante.
Tanto quanto possível, alinhe. Eu limpei por alguns minutos no freezer, então era mais fácil alinhar o topo. Retire o bolo no congelador.
O estágio final é esmalte. Despeje a gelatina com água (1 colher de sopa).
Em uma panela, misture a água, o creme, o açúcar e o cacau. Mexa bem e coloque no fogão.
Ferva até ficar homogêneo.
Retire do fogo e adicione a gelatina inchada. Mexa até dissolver completamente. Eu estiquei a geada através de um filtro. Deixe o esmalte esfriar completamente.
Bolo frio derramar esmalte, ele se divide perfeitamente na superfície do bolo. Eu decidi “esconder” o bolo na forma, para que toda a cobertura fique no bolo, mas isso não ajudou muito. Ela tirou o formulário, guardou o excesso de esmalte e voltou a colocar o bolo no freezer.
Quando o esmalte é apreendido, apare as bordas com uma faca afiada quente e seca. A faca deve ser lavada e aquecida depois de cada lado. As bordas devem ser sem divórcio, claras e bonitas.
A inscrição eu fiz o esmalte restante, você pode escrever chocolate.
Aqui está, minha primeira “ópera”. Eu acredito que tudo deu certo.
Cortar um pedaço.
Aqui está o bolo “Opera” mais perto. Ajude-se. Bon appetit.