Risotto com frango (receita clássica)
Risotto com frango é um prato clássico italiano que conquistou muitos com o seu sabor inigualável.
Os ingredientes
Arroz – 200 g
Cebolas – 2 peças
Parmesão – 50 g
Manteiga 82% – 30 g
Oleo vegetal – 1 colher de sopa.
Vinho seco branco – 90 ml
Açafrão – beliscar
Água – 1 l
Frango – 400 g
Raiz de aipo – 100 g
Cenouras – 1 pc.
Pimentão – 1 pc.
Folha de louro – 2 peças
Especiarias – a gosto
Sal – a gosto
- 97 kCal
- 20 min.
- 45 min.
Processo de cozimento
Para preparar este delicioso e saudável prato italiano não é necessariamente para a Itália. O risoto clássico com frango pode ser facilmente cozido na sua cozinha. Não haverá dificuldades em cozinhar, mas aqui estão algumas das nuances da culinária que você precisa saber. Vou tentar descrever esse processo com mais detalhes.
Produtos para cozinhar risoto com frango de acordo com a receita clássica para preparar de acordo com a lista.
O risoto é cozido rapidamente, no máximo 25 minutos. Mas aqui alguns componentes devem ser preparados com antecedência, por exemplo caldo. Pode ser cozido com base em frango, cogumelos, carne ou peixe. E que o risoto estava mais saturado de aromas, o caldo deveria ser ideal: tanto em qualidade quanto em sabor. Para fazer isso, você precisa lavar o filé de frango, retire o filme e coloque em uma panela. Despeje em água fria. Adicione especiarias e raízes: folhas de louro, cebola, cenoura, aipo, pimentão, tubérculos, manjericão, alecrim e tomilho.
Envie a panela para o fogo e cozinhe com uma leve fervura por 40 a 45 minutos. Depois do tempo, tire a carne do caldo. Caldo o caldo e retorne ao fogo, para provar o sal. Deixe ferver, cubra e retire do fogo.
Corte a carne fria em pedaços pequenos.
Açafrão derramar caldo quente e reserve.
Aqueça a frigideira, coloque o azeite e adicione 1 colher de sopa. manteiga. Um minuto depois coloque as cebolas picadinhas. Periodicamente mexendo, frite a cebola até ficar transparente. A cebola não deve mudar a cor.
Despeje o arroz na frigideira. Para preparar um risoto clássico, apenas três tipos de arroz são ideais: arborio, carnaroli e vialone. Estas variedades de arroz têm em sua composição dois tipos de amido. Um está na superfície e rapidamente se torna macio, de modo que os grãos durante o preparo adquirem uma consistência cremosa do lado de fora. Um segundo tipo de amido está contido no meio do grão e permanece firme mesmo após uma longa preparação. Portanto, o arroz dessas espécies é macio por fora e bastante denso por dentro. Para risoto, nunca lave o arroz.
Periodicamente misture o arroz. Ele deve absorver completamente o óleo. Quando isso acontecer, despeje o vinho. O ácido do vinho equilibra o sabor do prato com amido.
Periodicamente mexendo, espere até o arroz absorver completamente.
Em seguida, despeje uma única concha de caldo quente no arroz e, novamente, mexendo sempre, espere até que o arroz tenha absorvido completamente o líquido.
Despeje o caldo na frigideira enquanto ela desaparece.
O arroz é cozido por cerca de 20 minutos, então depois de 15 minutos coloque o frango na frigideira e despeje o caldo, que foi o açafrão encharcado. Mas primeiro deve ser filtrado.
Mais uma vez, mexendo, espere até que o arroz tenha absorvido todo o caldo. Se o arroz ainda estiver sólido, você precisa derramar outra concha de caldo quente. Assim que o arroz ficar al dente, adicione sal a gosto e misture novamente. Com sal você precisa ser extremamente cauteloso, porque alguns tipos de queijos têm em sua composição. Adicione pequenos cubos de manteiga gelada e queijo parmesão ralado.
Mexa e sirva imediatamente um risoto clássico com frango na mesa.
O sabor suave deste prato não deixará ninguém indiferente.
Bon appetit. Cozinhe com amor.